Aconteceu hoje, sexta-feira (9) o último dia do IV Encontro de Lideranças Indígenas do Pará. O evento foi promovido pela Gerência Estadual de Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas, vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), onde reuniu várias secretarias de Estado e 20 lideranças de povos indígenas que representaram 60 comunidades.

O objetivo principal foi o fortalecimento e a reestruturação das políticas indigenistas no território paraense, além de ouvir as propostas colocadas nas mesas de discussão, com temas como: Habitação, saúde, educação, segurança, direitos humanos, esporte e lazer.

O líder indígena, Valdeci Tembé, morador da aldeia Cachoeira no município de Paragominas, está confiante com o resultado da reunião. “Um governo que se compromete a ouvir a comunidade já mostra que está tendo a preocupação com as nossas necessidades, espero que essas políticas públicas centralizadas a essas comunidades sejam realmente atendidas”.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Michell Durans, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a comunidade indigenista, afirmando a importância desse trabalho integrado. “Nesses dois dias de reunião mostramos o balanço de todos os avanços, apresentamos o Programa Pará Social, mostramos como essa construção pode ser feita de maneira coletiva. A partir disso, vamos trabalhar para alcançar a realização dessas metas discutidas aqui neste encontro com as lideranças indígenas do estado”.