Em um momento em que as discussões sobre os direitos humanos são uma constante na sociedade, indígenas de todas as regiões da Amazônia Legal se reúnem no município de Santa Luzia do Pará, na aldeia sede do Alto Rio Guamá, para discutir sobre a atual conjuntura política brasileira. O evento, que iniciou nesta segunda-feira, 28, e segue até a quarta-feira, 30, é realizado pela primeira vez no Pará e considerado pelos indígenas como fundamental e estratégico para definir o futuro e as pretensões do movimento indígena amazônico.

Cerca de 600 indígenas dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins participam do evento, além de lideranças indígenas de países como Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Suriname. A XI Assembleia da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab) é um dos mais importantes eventos do movimento indigenista, que terá como culminância, a eleição geral dos novos representantes da Coordenação.

O cacique Naldo Tembé, anfitrião do evento, falou da satisfação em receber indígenas de diversos estados em sua aldeia. “É uma imensa alegria receber todos os meus parentes da Amazônia Legal aqui. Durante esses dias discutiremos o fortalecimento da nossa Coiab, que é a organização que responde por todos os povos indígenas da Amazônia. Vamos tratar sobre diversos assuntos, entre eles educação, saúde e, principalmente, sobre território indígena”.

Para Sônia Guajajara, da Terra Indígena Araribóia, localizada no Maranhão, atual coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), não há melhor momento para a realização do evento. “Vivemos um momento complexo, onde o ataque aos direitos dos povos indígenas, as ameaças de retrocessos e perdas de direitos, além de nos preocupar, ameaçam nossa existência, por isso a necessidade de reunir todos os representantes dos povos da Amazônia. Nossa luta é nacional, internacional, e esse é o momento de avaliarmos o contexto político, definir estratégias e fortalecer as parcerias em âmbito nacional e internacional com quem é da causa indígena”, complementou.

Convidado especial da Assembleia, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Michell Durans, participou da abertura do evento. “Participar desse encontro, organizado por uma entidade de tamanha credibilidade como a Coiab, é um momento muito importante para o Governo do Estado. Nossa participação não só reforça o compromisso do Governo do Pará com as políticas indigenistas, mas também promove um momento de conversa, onde ouvimos as necessidades dos povos e construímos junto com eles soluções para diversos problemas, sempre nos colocando a disposição. Fortalecer momentos como esses e descobrir a melhor forma de podermos sempre avançar nas políticas para os povos indígenas é essencial”, explicou.

Da terra indígena do Alto Rio Negro, do Amazonas, Nara Baré, coordenadora executiva da Coiab, agradeceu o apoio do Governo do Pará ao evento. “Essa é a primeira vez que temos o apoio total de um governo estadual nessa assembleia. O Governo do Pará deu apoio não só financeiro, mas também apoio técnico com a presença de várias secretarias e parceiros”.

Representante do povo Tembé em uma das coordenações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh), Puyr Tembé avalia a realização o evento. “Cheguei até o governo por meio da demanda do movimento indígena. Hoje atuo na secretaria buscando sempre defender, proteger e fazer a promoção dos direitos dos povos indígenas, principalmente nesse momento complicado em que vivemos. Estar dentro desse processo é muito importante para mim e quando levamos ao governador essa demanda, para o apoio na realização dessa Assembleia, ele abraçou a causa de imediato e só temos a agradecer. Hoje estão aqui também as secretarias de Esporte e Lazer, de Saúde, representantes da Universidade do Estado, dentre outras, possibilitando uma maior aproximação com os povos indígenas”, finalizou.

Texto: Heloá Canali / Ag. Pará

Foto: Rodolfo Oliveira / Ag. Pará