Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
28/06/2018 - 12:45

 

A Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas teve seu início nesta quarta-feira, 20, no Auditório da Santa Casa de Misericórdia, em Belém. O evento, organizado pelo Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), tem como objetivo esclarecer à população sobre os danos que as drogas causam nas mais diversas situações. A semana também terá programação nos dias 25 e 26/20, no Auditório da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev) e na Escola Marechal Cordeiro de Farias – ambas em Belém –, respectivamente.

 

Nesta quarta-feira, às 15h, ocorreu uma Exposição Dialogada, com o tema “A Sensibilização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal, com o Coordenador de Saúde Mental da Sespa Dr. José Ângelo Crescente, no Auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia, em Belém. A meta foi sensibilizar gestantes atendidas pela Santa Casa, além de alunos e servidores, como explica Ana Chamma, coordenadora do Coned. “Iniciamos uma discussão com a coordenação de saúde mental para que começássemos a trabalhar dentro dos locais onde há mulheres fazendo pré-netal, como a Santa Casa. Hoje estamos deslanchando uma parceria, que pra nós se tornará um projeto na formação de profissionais, como psicólogos, enfermeiros e médicos, sobre o uso de bebida alcoólica por mulheres que estão grávidas ou pretendem engravidar.”

 

Ana Chamma também conta que o evento é um momento para que as instituições que trabalham com políticas sobre drogas mostrarem o que tem feito para ajudar na redução. “Essa semana de prevenção é uma lei estadual instituída desde 1996. Trata-se de um momento em que todos os órgãos que trabalham nessa política têm a oportunidade de dar visibilidade para a sociedade na sua atuação e intervenções nesse campo, pois a sociedade conhece muito sobre drogas em  suas ‘mazelas’, mas conhece muito pouco daquilo que está inserido na realização, seja de órgãos governamentais ou não governamentais.”

 

Na última segunda-feira, 25, às 8h, A Semana retomou suas atividades com a Oficina “Proibição da comercialização de cigarro e álcool para crianças e adolescentes”, no auditório da DIPREV, em Belém, através de servidores da Coordenadoria de Prevenção e Redução de Danos do Uso de Drogas (Cenpren). Já na terça, 26, de 8h30 às 12h, ocorreu uma Web Conferência com o tema “Educação e Prevenção ao uso do Tabaco e do Álcool junto às crianças e adolescentes na rede estadual de ensino”, na Escola Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, com o objetivo de Disseminar junto às Uses, Ures e escolas da Seduc, informações, discussões e orientações para o trabalho de prevenção junto às crianças, adolescentes e suas famílias. A Web conferência teve participação de representantes da Sejudh, Seduc, Saen, Caec, Sespa e UFPA.

 

Resumo: 
.