Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
26/07/2018 - 13:45

 

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do secretário Alexandre Gomes, e da equipe do Posto de atendimento ao imigrante, participaram do Simpósio “Refugiados e migrantes no Pará: como acolher e integrar?” que aconteceu ontem, no dia 25 de julho, no auditório da Escola de Governança do Estado do Pará. 

O evento foi promovido pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes e teve a participação de integrantes de comitês de refugiados e migrantes; comitês de acolhida; grupos de trabalho sobre empregabilidade; gestores e equipes de abrigos; servidores públicos; organizações da sociedade civil envolvidas no acolhimento, abrigamento e integração de refugiados e migrantes; jornalistas e estudantes.

Programação

O encontro foi dividido em três momentos. Na primeira parte, houve uma explanação sobre a nova Lei de Migração, a Lei do Refúgio e a regulamentação do art. 120, que trata da construção da Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apátridas com participação da União, estados, Distrito Federal e municípios, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e entidades privadas.

Posteriormente, foram abordados os direitos dos migrantes e teve troca de experiências e boas práticas. Foram apresentados o processo de formulação legislativa e implantação da política de migração em São Paulo; o trabalho de humanização realizado pela Cáritas no Pará; o trabalho de acolhimento realizado em Santarém; e o projeto de educação realizado em Belém.

Por fim, foi aberto diálogo com a plateia sobre a necessidade de construção de políticas de integração para refugiados e migrantes no estado do Pará.

Resumo: 
.