Começou na última quarta-feira, 27, a Semana Nacional do Idoso, promovido pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e outras entidades. O tema da campanha deste ano é “Viver bem não tem idade”. A ação é realizada em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1° de outubro no Brasil.

 

 

Nesta quinta-feira, a Sejudh esteve presente no Shopping Pátio Belém, realizando emissão de documentos, conforme explica a gerente de Proteção ao Idoso da Sejudh, Rocilene Nascimento. “Estamos em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa Idosa e estamos trazendo hoje (28) diversos serviços, como emissão de documentos, que no qual está tendo uma procura imensa. Está sendo de grande utilidade para a população e os idosos estão comparecendo. Além de nós (Sejudh), outros parceiros estão promovendo ações voltadas para a pessoa idosa aqui no Shopping.”

 

Esses parceiros são o Procon, que esteve recebendo reclamações do consumidor; a OAB/PA, que esteve prestando atendimento jurídico; a Secretaria de Cultura (Secult), que esteve emitindo carteira cultural para os idosos; a Abraz – Associação Brasileira de Alzhaimer; SEEL – Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; entre outros.

 

A professora aposentada Leonice Cardoso, de 65 anos, esteve no Shopping participando da ação. Ela solicitou a emissão de uma nova identidade e conta que a ação foi bastante divulgada. “Eu faço parte de um projeto de atividade física para idosos daqui do Shoppig Pátio Belém e a ação foi muito divulgada pra que a gente pudesse aproveitar as oportunidades do que estavam sendo oferecidas aqui. Eu gostei bastante, o atendimento foi rápido e muito bom,” disse.

 

 

Valquíria Batista, Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, conta que a proposta da ação é facilitar o acesso a diversos serviços para os idosos. “O Conselho Estadual do Idoso, em parceria com diversas entidades, está promovendo essa semana com o tema “Viver bem não tem idade”. Nossa proposta é facilitar o acesso a diversos serviços às pessoas idosas. A Sejudh, por exemplo, está aqui emitindo RG; o Procon fazendo o registro de reclamação dos consumidores; a Delegacia do Idoso está dando informações para esse público; além da Secult, que está fazendo a emissão de carteira cultural para os idosos. Então são diversos serviços.”

 

 

Liane Costa, Técnica em Gestão de Esporte e Lazer da SEEL, conta que a Secretaria de Esporte e Lazer está promovendo atividade física aos idosos durante a ação. “A SEEL está promovendo atividade física ao idoso que vem participar dessa ação e também propiciando orientações e informações sobre atividade física, do precisam para se matricular no projeto Vida Ativa, que atende pessoas a partir dos 50 anos, em uma preparação para que esse idoso possa ter autonomia de atividade, oferecendo atividades físicas como hidroginástica, alongamento e caminhada.”

 

O Dia do Idoso é comemorado desde 2006 no dia 1° de outubro pelo fato de, neste dia, ter sido criado o Estatuto do Idoso, em 2003, através da Lei nº 10.741. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro.


Imprimir postagem Imprimir postagem