A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) em parceria com o Projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros, realizou no município de Capanema e no distrito de Mosqueiro diversas oficinas e abordagens diretas à população como parte das ações da Campanha de Verão 2017. As atividades ocorreram entre os dias 21 e 23/07 e deram prosseguimento na abordagem de temas como prevenção ao uso de drogas e educação em direitos humanos.

 

 

A Assistente Social Elayne Romário, da Coordenadoria e Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (CENPREN), explica que as ações da campanha em Capanema foram as mesmas realizadas nas semanas anteriores em outras localidades. “Em geral foram as mesmas atividades que nós realizamos nos outros finais de semana. Teve oficina com as crianças do projeto Escola da Vida, que no polo de Capanema foi feita em parceria com a prefeitura de Peixe-Boi. Foi no balneário do município em que as crianças desenvolveram as atividades da campanha. Também fizemos abordagem direta às pessoas que estavam lá”, explica.

 

De acordo com o Sargento Robert Rocha, coordenador do projeto Escola da Vida no polo de Capanema, explica as atividades ministradas para as crianças do projeto, além do foco em ajudar esses jovens. “A Sejudh veio aqui ministrando palestras sobre a prevenção ao uso de drogas, além de outras atividades de lazer. Até porque a campanha de Verão é justamente pra isso, pra que elas possam ter esses momentos, pois são crianças de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Por conta disso, na maioria das vezes não podem participar ou viajar no período de férias. Então o projeto do Corpo de bombeiros busca justamente esse foco, de proporcionar para a criança a participação sócio educacional, além de momentos de lazer, podendo aproveitar uma visita ao rio, a praia”, contou.

 

 

Ao todo, 75 crianças participam do Projeto Escola da Vida no polo de Capanema. Durante a campanha, pelo menos 40 delas estiveram participando das oficinas e das atividades realizadas.

 

 

A Campanha de Verão também esteve na região metropolitana de Belém, no distrito de Mosqueiro. A Técnica em Gestão em Direitos Humanos da Sejudh, Glayce Nascimento, falou quais ações foram realizadas no local.“Visitamos a escola Padre Eduardo, onde foi realizada uma oficina para as crianças do Projeto Escola da Vida. Cerca de 50 crianças participaram da atividade, que contou com alguns representantes do Corpo de Bombeiros. Também foi feita panfletagem e cola de cartazes na Unidade de Saúde de Maracajá; no Hospital Geral de Mosqueiro; e Conselho Tutelar, onde conversamos com a conselheira Maristela, que é atualmente a coordenadora geral do conselho em Mosqueiro. Visitamos outros lugares, como a praça Matriz, Terminal Rodoviário e a praia do Farol, onde realizamos, além da panfletagem, brincadeiras com as crianças do Projeto Escola da Vida.”

 

 

A Campanha de Verão 2017 chega em sua reta final neste final de semana, entre os dias 27 e 30/07, com as últimas ações, que serão realizadas nos municípios de Colares, Salinópolis, além da capital Belém.

 

Colaboração de Gabriel Rodrigues


Imprimir postagem Imprimir postagem